Desde 2006 sem lançar álbum autoral, a banda catarinense Tijuquera traz a 2010 uma novidade em dose dupla: os discos “Tijuquera Rocksteady” e “Tijuquera #5”. Uma sequência de eventos que envolve inicialmente o ambiente web, shows de lançamento em Florianópolis e litoral catarinense, além de shows nas principais capitais do país.
Um hiato de quatro anos vinha se estendendo desde o lançamento do álbum #3 “Quem quiser, é isso aí…”. Após o período de divulgação do terceiro disco, a banda decidiu pôr em execução o que vinha adiando desde 2001: a realização da sua primeira tour fora do país. Após intenso planejamento, reuniram-se as principais músicas dos três primeiros discos da banda em uma compilação de vinte e uma faixas, com direcionamento ao mercado europeu e japonês: a coletânea Tijuquera Floripa Groove 2000 | 2004 | 2006. Embarca, então, em abril de 2008, para a Europa – fazendo shows em Paris, Milão e Lisboa. No mesmo ano, em outubro, a banda representou o Brasil no festival Popkomm, mega-evento realizado anualmente em Berlim (Alemanha). O mercado internacional, enfim, abrira-se ao Tijuquera.
Tijuquera e Célula Cultural Mané Paulo
Há de se ressaltar mais um fator determinante para o hiato fonográfico da banda. Um outro empreendimento importante dessa época que demandou muito tempo e esforço da banda foi a criação e gestão da Célula Cultural Mané Paulo (celulacultural.com) – espaço cultural de Florianópolis, localizado no bairro João Paulo, local de origem e, ainda hoje, residência de quase todos os integrantes da banda. Inaugurada em janeiro de 2008, a Célula é hoje referência em casa de shows em Santa Catarina.
Veja um dos vídeos da Banda. Conheça um pouco de música de Santa Catarina que tem peso na percussão e guitarras. A banda também está presente no YouTube.